segunda-feira, 15 de outubro de 2007

A arte de publicitar

A publicidade para a alimentação actualmente usada, segue essencialmente duas vertentes: estruturalista e funcionalista.

A corrente funcionalista difere da estruturalista porque visa salientar a função benéfica que o alimento apresenta no nosso organismo. Por sua vez, a estruturalista prima pelas caracteristicas organolépticas do produto as suas possiveis utilizações na culinária, salientando
o paladar.

Exemplos bem demarcados destas correntes são:


  • Danacol, publicitado como benéfico na redução do colesterol. (Corrente Funcionalista)






Chipmix, publicitadas por agora ainda terem mais pepitas de chocolate! (Corrente Estruturalista)




E qual destas correntes vende mais?


A questão acaba por ser vaga...

Se durante muito tempo a corrente em voga foi indubitavelmente a estruturalista, o presente é de mudança. Cada vez mais o consumidor relaciona alimentação com bem estar fisico, pelo que torna-se imperativo preferir alimentos mais saudáveis.

É com este pressuposto que as indústrias cada vez mais jogam, passando a ser a corrente estruturalista e interagir com a funcionalista, exemplo das Lay's' Light "todo o sabor, agora com menos calorias".

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